Um olhar sobre o Concurso de Alto Longá - Pi

 


Após longos meses de espera, os concurseiros tiveram a oportunidade de concluírem mais uma etapa em busca do cargo público. As provas do concurso de Alto Longá-Pi, foram realizadas nos dias 26 e 27 de outubro.

A longa espera, foi decorrente de uma suspenção do concurso pelo TCE-PI, que foi solucionada e o concurso foi retomado, porém com vários erros em sua execução.

Logo após a realização das provas, começaram as desilusões. Ainda nos locais de provas os candidatos relataram sobre a falta de organização e segurança do concurso, visto que, a banca não tinha detectores de metal. 

Ao adentrar nas salas de aplicação, outra frustração, nos envelopes de provas dezenas de candidatos estavam sem provas, simplesmente porque a prova não estava no envelope e os candidatos tiveram que esperar a impressão de novas provas, enquanto os demais candidatos já haviam iniciado a resolução das provas, além de que em alguns casos as provas estavam com outro cargo divergente do cargo que o candidato havia feito a inscrição. 

Além disso, candidatos relataram que alguns candidatos após o termino das provas ainda tiveram acesso ao banheiro, visto que não havia fiscais suficientes e nem detectores de metais. 

E não para por ai....

Para surpresa dos candidatos as provas continham as mesmas questões de conhecimentos locais, língua portuguesa, informática e legislação do SUS.

Considerando que houve aplicação de prova no sábado e domingo, dias 26 e 27, respectivamente, houve ampla divulgação das provas que foram aplicadas no sábado, estas que continham as várias  questões que também estavam presentes nas provas que foram aplicadas no domingo (27). 

O que a banca disse com relação as questões repetidas?

Em tentativas de contato, via e-mail e whatsapp a banca decidiu ignorar todas as tentativas de questionamentos sobre o ocorrido e não respondeu a nenhuma mensagem sobre o fato.

E sobre a prova em si, tiveram questões que cabiam recurso?

Outro problema grave foi com relação aos erros que continham em algumas questões, erros de enunciado, erros de digitação, erros relacionados a alternativas adicionais na prova que continham mais alternativas do que no cartão resposta e questões que claramente deveriam ser anuladas por erro de conteúdo.

E o que houve com os recursos?

Dezenas de candidatos encaminharam à banca, solicitação de recurso contra o gabarito preliminar, e que foram quase 100% IGNORADOS pela banca.  A empresa simplesmente ignorou a etapa de divulgação do julgamento dos recursos e publicou (COM MUITO ATRASO) o gabarito definitivo, deixando os candidatos perplexos com tamanha irresponsabilidade. 

Conforme imagem abaixo, referente ao cronograma do concurso, é evidente que a banca pulou uma etapa de divulgação.  O Resultado dos Recursos interpostos contra o gabarito preliminar da Prova Objetiva seria divulgado no dia 08/11, o que não aconteceu. A banca divulgou somente o gabarito definitivo, sem nenhuma justificativa sobre o motivo da não divulgação do resultado do julgamento dos recursos. 



A banca e a prefeitura foi procurada para esclarecer o motivo da não divulgação?

A banca mais uma vez decidiu ignorar os e-mails e mensagens de WhatsApp referentes a não divulgação do resultado do julgamento dos recursos. Foram enviadas diversas mensagens para as redes sociais da prefeitura e do prefeito municipal, que também foram ignoradas. E o prefeito que tanto divulgou o concurso antes de sua realização não fez sequer um comentário após a aplicação das provas..

Divulgação do Resultado Preliminar:

Diante dos erros evidentes, da falta de transparência a banca, mesmo assim, divulgou (muito lentamente) diversas listas de resultado preliminar, isso mesmo, o resultado preliminar foi divulgado de forma fracionada, lenta e com erros de resultados que foram "corrigidos" sem a devida transparência, visto que, em determinada lista o nome de candidatos apareciam como aprovados e alguns minutos depois a lista já era outra e o candidato então aprovado estava como reprovado e listas em que candidato estava aprovado e reprovado ao mesmo tempo. O que isso pode evidenciar??

vejam na imagem abaixo:






*Na imagem acima os nomes dos candidatos  foram apagado por questões de privacidade. Observe que o número de inscrição do(a) candidata destacada é o mesmo, e as notas são diferentes. Como isso é possível? 

Ainda sobre as imagens acima, o Edital é claro quando fala que é não é permitido um mesmo candidato realizar duas inscrições e conforme a imagem acima um mesmo candidato possui duas notas diferentes. Ele(a) fez duas provas? e no mesmo horário?

Observe abaixo o item do edital que não permite duas inscrições:




Além dos fatos já citados, é possível verificar que em análise detalhada comparando alguns dos aprovados para certos cargos do concurso, é possível verificar que um número considerável de APROVADOS é funcionário contratado da Prefeitura de Alto Longá-PI. (Para verificar copie o nome do candidato e pesquise pelo mesmo nome no portal da transparência do município). 

O fato de ter candidatos do município aprovados não é crime, e não seria motivo de desconfiança se estes não já fossem funcionários contratados, o problema é que diante de tantos erros, tantas falhas e falta de transparência, somando isso aos constantes atrasos e descumprimento de cronograma SEM JUSTIFICATIVA, gera insegurança e compromete a lisura do processo.

Nota de corte:

Eis a questão! 

Analisando a lista, é possível verificar que a nota de corte deixou grande parte dos candidatos de fora, eliminando boa parte dos candidatos e deixando a prefeitura no prejuízo, visto que para alguns cargos não houve nenhum aprovado. 
A exigência é atípica considerando as demais bancas que realizam concursos municipais no estado do Piauí. Não seria exagero? 
Como precedente, vale citar o concurso do Município de Presidente Sarney-Ma que teve as provas anuladas, (dentre outros motivos) devido às notas de cortes serem exageradas, e por coincidência muito parecidas com o que foi cobrado no concurso de Alto Longá-Pi. 

veja abaixo o precedente:



Devido aos critérios exigidos pela banca no concurso de Alto Longá, os cargos de Professor de Ensino Religioso, Neuropsicopedagogo, Multimeios (SMAF), Auxiliar Administrativo (SMAF)   Não teve nenhum candidato aprovado. 

(Até o momento da postagem dessa matéria, a banca ainda não havia divulgado o resultado preliminar para os demais cargos)


E outro fato que merece destaque é devido a divulgação de um candidato como aprovado sendo que o mesmo não atingiu a quantidade mínima de pontos para aprovação como pode ser visto na imagem abaixo:




*Observe na imagem que os nomes dos candidatos tiveram o nome apagado por questão de privacidade. É possível analisar que o candidato não conseguiu obter a quantidade necessária para aprovação em Raciocínio Lógico onde seriam necessários 06 pontos e o mesmo obteve apenas 02 pontos, porém o mesmo consta como aprovado. Resta saber se a lista será substituída por outro arquivo sem a devida identificação que foi retificada. Vamos aguardar! 


Para que fique claro, os fatos aqui narrados não são referentes aos candidatos que aparecem nas listas mas tão somente aos erros gravíssimos encontrados nas listas de divulgação somados aos outros erros já citados. Tais erros, evidenciam que a banca não está conseguindo entregar um resultado transparente, deixando dúvidas sobre a lisura do concurso. A intenção é unicamente divulgar os erros graves que aconteceram no concurso e a falta de transparência por parte da banca.



Diante dos fatos citados cabe os seguintes questionamentos:

1. Por qual motivo a banca ignorou os pedidos para divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra o gabarito preliminar, sendo que era etapa prevista no edital?

2. Qual a justificativa para tantos erros na divulgação da lista preliminar de aprovados? 

3. Por qual motivo a banca substituiu alguns arquivos de divulgação sem mencionar que o mesmo fora RETIFICADO?


***O espaço para resposta por parte da banca e prefeitura está aberto para esclarecimentos através do e-mail: concurseiroraiz923@gmail.com
___________________________________________________________________________________

Os concurseiros, estudantes que se dedicam intensamente à preparação para concursos públicos, enfrentam uma jornada repleta de desafios. A competição é acirrada, a carga de estudo é pesada e, muitas vezes, as expectativas são frustradas por fraudes e irregularidades nos processos seletivos. A busca por estabilidade e um emprego público, visto como uma das formas de ascensão social, é um objetivo legítimo, mas o caminho até a aprovação é permeado por dificuldades, como a necessidade de estudar por longas horas, o alto nível de exigência das provas e, infelizmente, o risco de fraudes que podem comprometer a confiança no sistema.

A Constituição Federal, em seu artigo 37, caput, garante que "a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência", destacando que a seleção para cargos públicos deve ser feita por meio de concursos públicos, assegurando igualdade de condições a todos os candidatos. No entanto, as fraudes, como vazamento de questões ou favorecimento indevido, prejudicam a integridade do processo e violam os direitos dos candidatos honestos, tornando-se um obstáculo ainda maior para aqueles que buscam um futuro estável.

A luta contra essas fraudes é constante e exige fiscalização rigorosa. As vítimas de tais práticas, além de enfrentar a frustração do próprio processo seletivo, precisam ainda enfrentar a dificuldade de um sistema que, por vezes, falha em garantir a transparência e a justiça no acesso aos cargos públicos.


Concurseiro Raiz 




*Esta matéria pode ser atualizada a qualquer momento.











Postar um comentário

0 Comentários